história

O projecto Hoje – Amália Hoje é um projecto pop português criado por Nuno Gonçalves (The Gift), em colaboração com Sónia Tavares (The Gift), Fernando Ribeiro (Moonspell) e Paulo Praça.

No ano de 2009, para assinalar o 10o aniversário da morte de Amália Rodrigues, Nuno Gonçalves foi convidado pela editora Valentim de Carvalho, a reinterpretar algumas canções do vasto catálogo de Amália Rodrigues, o grande Ícone do Fado Mundial. O projecto pautou-se pela plena liberdade de escolha das composições, dos seus colaboradores, dos arranjos e toda a direção musical.

Assim nasceu o disco, Amália Hoje com edição no dia 27 de Abril de 2009, com nove fados imortaliza- dos por Amália Rodrigues e reinterpretados com uma abordagem pop contemporânea assumindo a postura de que Amália Rodrigues foi a primeira e maior estrela pop de Portugal. Na altura do lançamento, Nuno Gonçalves afirmava que “olhando para o passado, ouvindo discos, analisando tudo o que Amália criava, começámos a perceber que Amália era muito mais do que Fado. Amália foi a primeira e talvez a única artista pop com dimensão mundial, que Portugal alguma vez teve”.

Para esta homenagem, deixaram a guitarra portuguesa fora do estúdio de gravação e trouxeram sangue novo ao repertório da fadista, incluindo guitarra eléctrica, bateria, sintetizadores, Coro, Metais, programações e uma orquestra de cordas – London Session Orquestra.

A lista de faixas do álbum reflecte, “uma escolha pessoal dos fados de Amália, mas ao mesmo tempo uma escolha que não é óbvia”, pois escolheram “composições que tivessem espaço para crescer e que tivessem uma sensibilidade pop inata”.

O primeiro single lançado, Gaivota, um poema de Alexandre O’Neill e música do colaborador de longa data de Amália Rodrigues – Alain Oulman – foi cantado por Sónia Tavares e rapidamente se tornou no maior sucesso de rádio do ano.

Fernando Ribeiro interpreta Formiga Bossa Nova, também de O ́Neill e Alain Oulman, e Grito, poema escrito pela própria Amália Rodrigues com música de Carlos Gonçalves.

Paulo Praça interpreta Nome de Rua, de David Mourão-Ferreira e Alain Oulman, entre outras canções.

O projecto Amália Hoje apresentou-se em todo o território nacional para dezenas de milhares de pessoas em festivais, teatros e com 40 músicos da Orquestra Sinfónica da República Checa, esgotaram cinco espectáculos no Coliseu de Lisboa e no Coliseu do Porto exactamente 10 anos após a morte de Amália Rodrigues, em Outubro de 2009.

Desde o seu lançamento, o disco conquistou o estatuto de tripla platina com mais de 90.000 unidades vendidas só em Portugal, tendo sido um dos últimos grandes fenómenos nacionais de vendas, tendo o projecto ultrapassado as fronteiras de Portugal com concertos na Ásia, no Canadá, EUA, Brasil além de vários outros países europeus.

digressão 25/15

Em Outubro de 2024 assinalam-se exactamente 25 anos da morte de Amália Rodrigues e 15 anos desde o aparecimento deste projecto Amália Hoje foi esse o rastilho para acender de novo a chama dos Hoje.

Fado Amália é a canção que marca o regresso dos Amália Hoje. Tendo em conta os 25 anos da morte de Amália Rodrigues e os 15 anos dos Hoje, Nuno Gonçalves, Sónia Tavares, Fernando Ribeiro e Paulo Praça decidiram juntar-se de novo.

O tema é grandioso, utiliza uma orquestra de 30 elementos, coro, metais, bateria, programações. Toda uma polifonia de sons unidos pela voz de Sónia Tavares. O resultado uma re-.interopretação de um dos fados mais conhecidos da cantora Amália Rodrigues. Aqui numa visão nova, onde a palavra Amália ganha ainda mais força.

E assim se continua a imortalizar os poetas, as composições e sobretudo a voz da primeira estrela Pop de Portugal de Amália Rodrigues…

De modo a celebrar o seu regresso aos palcos, no ano em que se assinalam 25 anos da morte de Amália – e 15 anos do projeto Hoje, que juntou Sónia Tavares e Nuno Gonçalves (The Gift), Paulo Praça e Fernando Ribeiro (Moonspell)- , o grupo gravou um videoclip para o seu single novo, uma épica reinterpretação do Fado Amália, um dos mais emblemáticos temas da maior diva do Fado. O vídeo recorre à Inteligência Artificial em harmonia com a participação fisica da banda e dos cantores, trazendo assim o universo Amaliano para a actualidade, objectivo sempre confesso de Nuno Gonçalves, mentor do tributo que melhor compreendeu a faceta Pop de Amália…

Nas palavras de Sónia Tavares, a cantora do grupo: Pela importância marcante que Amália e o nosso projeto deixou nas nossas vidas, gostaríamos de a homenagear com esta despedida dos palcos, com espetáculos e uma nova adaptação do Fado Amália, que para nós é já um hino.”

O conceito do vídeo centra-se nas mulheres. Como todas nós, portuguesas, carregamos o seu legado connosco. Como se fôssemos todas Amália. O vídeo é uma atuação da banda e imagens AI que passam atrás de nós num ecrã. É aqui que entra a modernidade, da qual nunca queremos abdicar. Estamos confiantes no facto de que a inteligência artificial seja uma aliada e não o bicho papão que nós os artistas tanto antecipamos. Acredito que as ferramentas certas em mãos bonitas e honestas sejam capazes de criar arte.”ainda mais força.

E assim se continua a imortalizar os poetas, as composições e sobretudo a voz da primeira estrela Pop de Portugal – Amália Rodrigues…

2009

o início

01.04

estreia ao vivo

Apresentação do projecto na Gala dos Globos de Ouro, transmitida pela SIC.

27.04

lançamento do álbum

Lançamento do álbum Amália Hoje, com
o single Gaivota, interpretado por Sónia Tavares.

30.04

TOP DE VENDAS

No mês do seu lançamento, Amália Hoje entra para o top de vendas nacionais.

.05

DISCO DE OURO

O álbum Amália Hoje conquista o estatuto de Disco de Ouro — 10 000 cópias vendidas — apenas um mês após o seu lançamento.

.06

DISCO DE platina

O álbum Amália Hoje conquista o estatuto de Disco de Platina — 15 000 cópias vendidas — apenas dois meses após o seu lançamento.

.09

dupla platina

Cinco meses após o seu lançamento, o disco Amália Hoje conquista a sua segunda platina — 30 000 cópias vendidas.

05.10

coliseu dos recreios

- esgotado -

Na véspera do 10º aniversário de falecimento de Amália Rodrigues, os Amália Hoje  subiram ao palco do Coliseu  e apresentaram o projecto perante uma plateia absolutamente esgotada.

09.10

coliseu do Porto

- esgotado -

À semelhança do que aconteceu no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, os Hoje subiram ao palco do Coliseu dos  Porto e proporcionaram à plateia – igualmente esgotada, uma noite inesquecível. 

23.05

a melhor música

Os Hoje foram vencedores do Globo de Ouro na categoria de Melhor Música com o tema Gaivota, interpretado por Sónia Tavares.

24.05

hoje ao vivo no coliseu

Lançamento do álbum Amália Hoje – Ao Vivo no Coliseu de Lisboa, gravado a 6 de Outubro no Coliseu dos Recreios.

06.06

hoje em Xangai

O espectáculo decorreu na Expo Xangai, a propósito das Comemorações do Dia de Portugal. 

03.11

hoje em nova iorque

O espectáculo decorreu na Expo Xangai, a propósito das Comemorações do Dia de Portugal. 

03.12

hoje em Boston

Concerto no Berklee Performance Center, inserido na programação do 2011 Wave Festival.

2014

16.08

hoje no rio de janeiro

Concerto de abertura da segunda edição do Festival Fado Brasil, na Cidade das Artes, Rio de Janeiro.

2022

o centenário

01.04

hoje na culturgest

Oito anos depois do seu último concerto, os Amália Hoje reúnem-se para dois concertos únicos na Culturgest, em Lisboa.

Com a celebração do centenário de Amália Rodrigues apareceram inúmeros convites para o regresso do projeto, mas a pandemia veio adiar a oportunidade de voltar a ver estas canções em palco.

© Jorge Cosme (via Facebook)

28.05

hoje na culturgest

No passado dia 28 de Maio, os Hoje subiram ao palco em frente ao Mosteiro de Alcobaça, onde actuaram para mais de 20 000 pessoas. 

© João Costa

10.06

HOJE NO PAVILHÃO MULTIUSOS DE GUIMARÃES | ESGOTADO

© Multiusos de Guimarães

2023

fado amália

01.10

o anúncio

Volvidos 15 anos, no palco que os viu nascer, os Amália Hoje apresentaram na Gala dos Globos de Ouro o seu mais recente trabalho – Fado Amália – e anunciam o regresso aos palcos em 2024.

2024

o regresso

26.04

novo tema

Lançamento do tema Fado Amália em todas as plataformas digitais, acompanhado do seu videoclip, dirigido por Sónia Tavares.

10.06

o regresso aos palcos

A 10 de Junho foi assinalado com o regresso dos Amália Hoje aos palcos e o início da Digressão 25/15, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.

© Município de Oeiras

21.08

vilar de mouros

O primeiro dia do Festival Vilar de Mouros foi dedicado à musica portuguesa e os Amália Hoje fizeram as “honras da casa”, ao serem a banda de abertura.

06.10

25 anos sem Amália

O dia 6 de Outubro de 1999 ficou marcado pelo falecimento de Amália Rodrigues. 25 anos depois, os Hoje reuniram-se no Museu Ah, Amália! – Living Experience para um breve showcase em honra da sua memóriaó e legado. 

© Ah, Amália - Living Experience

2024

2009

o início

01.04

estreia

Apresentação do projecto na Gala dos Globos de Ouro, no Coliseu dos Recreios, transmitida pela SIC.

27.04

lançamento do álbum

Lançamento do álbum Amália Hoje, com
o single Gaivota, interpretado por Sónia Tavares.

.05

disco de ouro

O álbum Amália Hoje conquista o estatuto de
Disco de Ouro — 10 000 cópias vendidas — apenas um mês após o seu lançamento.

.06

disco de platina

O álbum Amália Hoje conquista o estatuto de
Disco de Platina — 15 000 cópias vendidas — apenas dois meses após o seu lançamento.

.09

dupla platina

Cinco meses após o seu lançamento, o disco Amália Hoje conquista a sua segunda platina — 30 000 cópias vendidas.

06.10

coliseu dos recreios

esgotado

Precisamente no dia em que se assinala o 10º aniversário de falecimento de Amália Rodrigues, os Amália Hoje  sobem ao palco do Coliseu dos Recreios para se apresentarem diante de uma plateia absolutamente esgotada.

09.10

coliseu do porto

esgotado

À semelhança do que aconteceu no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, os Hoje subiram ao palco do Coliseu dos  Porto e proporcionaram à plateia – igualmente esgotada, uma noite inesquecível. 

2010

Além-fronteiras

23.05

a melhor música

Os Hoje foram vencedores de um Globo de Ouro na categoria de Melhor Música com o tema Gaivota, interpretado por Sónia Tavares.

24.05

amália hoje ao vivo

Lançamento do álbum Amália Hoje – Ao Vivo no Coliseu de Lisboa, gravado a 6 de Outubro no Coliseu dos Recreios.

06.06

hoje em Xangai

O espectáculo decorreu na Expo Xangai, a propósito das Comemorações do Dia de Portugal. 

03.11

hoje em Nova Iorque

O espectáculo decorreu na Expo Xangai, a propósito das Comemorações do Dia de Portugal. 

03.12

hoje em Boston

Concerto no Berklee Performance Center, inserido na programação do 2011 Wave Festival.

2014

Além-fronteiras

16.08

hoje no Rio de Janeiro

Concerto de abertura da segunda edição do Festival Fado Brasil, na Cidade das Artes, Rio de Janeiro.

2022

o centenário

01.04

hoje na culturgest

Oito anos depois do seu último concerto, os Amália Hoje reúnem-se para dois concertos únicos na Culturgest, em Lisboa.

Com a celebração do centenário de Amália Rodrigues apareceram inúmeros convites para o regresso do projeto, mas a pandemia veio adiar a oportunidade de voltar a ver estas canções em palco.

© Jorge Cosme (via Facebook)

28.05

hoje em Alcobaça

No passado dia 28 de Maio, os Hoje subiram ao palco em frente ao Mosteiro de Alcobaça, onde actuaram paramais de 20 000 pessoas. 

© João Costa

10.06

hoje em Alcobaça

esgotado

Oito anos depois do seu último concerto, os Amália Hoje reúnem-se para dois concertos únicos na Culturgest, em Lisboa.

Com a celebração do centenário de Amália Rodrigues apareceram inúmeros convites para o regresso do projeto, mas a pandemia veio adiar a oportunidade de voltar a ver estas canções em palco.

© Multiusos de Guimarães

2023

fado amália

01.10

o anúncio

Volvidos 15 anos, no palco que os viu nascer, os Amália Hoje apresentaram na Gala dos Globos de Ouro o seu mais recente trabalho – Fado Amália – e anunciam o regresso aos palcos em 2024.

2024

o regresso

26.04

fado amália

Lançamento do tema Fado Amália em todas as plataformas digitais, acompanhado do seu videoclip, dirigido por Sónia Tavares.

10.06

o regresso aos palcos

A 10 de Junho foi assinalado com o regresso dos Amália Hoje aos palcos e o início da Digressão 25/15, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.

© Município de Oeiras

21.08

vilar de mouros

O primeiro dia do Festival Vilar de Mouros foi dedicado à musica portuguesa e os Amália Hoje fizeram as “honras da casa”, ao serem a banda de abertura.

06.10

25 anos sem Amália

O dia 6 de Outubro de 1999 ficou marcado pelo falecimento de Amália Rodrigues. 25 anos depois, os Hoje reuniram-se no Museu Ah, Amália! – Living Experience para um breve showcase em honra da sua memória e legado.

© Ah, Amália - Living Experience

01.03

o regresso ao coliseu do porto

A 1 de Março de 2025 os Hoje regressam ao Coliseu do Porto,  onde foram recebidos por uma a sala completamente esgotada e onde apresentaram 4 novos temas:

  • Barco Negro;
  • Estranha Forma de Vida;
  • Povo Que Lavas no Rio;
  • Lisboa Não Sejas Francesa.

07.03

o regresso ao coliseu dos recreios

A 7 de Março os Hoje regressam ao Coliseu dos Recreios, igualmente esgotados, para apresentarem o seu novo espectáculo.

continua...